Friday, November 30, 2007

SÓ TIEPOLO ÉRAMOS CINCO




Ainda que o Estado (ou seja, nós) pudesse ter gasto menos dinheiro, a saga do Tiepolo acabou por satisfazer a todos. Sobretudo à casa leiloeira cuja intervenção poderia ter sido dispensada, se as partes tivessem chegado a um acordo, anteriormente ao desencadear da tempestade mediática.
“O Enterro do Senhor” irá para o Museu das Janelas Verdes onde todos o poderemos apreciar. E merece.
Vejam só o que disse o grande especialista Andrew Robinson, da National Gallery of Art de Washington sobre o “remarkable Tiepolo”:

“Truly, for me that is one of is most intensely moving works ….. I personally think of it as a kind of deeply personal testament by the painter at the end of his life”

Aqui lhes deixo as imagens de dois dos outros quadros que pertenceram à mesma colecção Pinto Basto, o que foi doado ao Museu de Arte Antiga nos anos quarenta e aquele que agora se encontra em Stutgart.

Se calhar no fim de contas, ainda vou escrever sobre este, agora famoso, conjunto que foi só e mais nada de cinco obras de Tiepolo. Meteu-se-me na cabeça que hei de saber como cá vieram parar os quadros. Vamos ver o que consigo encontrar.






1 comment:

Unknown said...

Foi com alguma tristesa que li recentemente aqui na internet que os 5 quadros já não se encontram todos em Portugal! Enfim, sempre conseguiram que alguns deles saíssem para o extrangeiro para engordar ainda mais os já gordos museus extrangeiros! Esse pelo menos parece que fica por cá, menos mal!